finais de semana

VÍDEO: restaurantes ganham fôlego com flexibilização estadual

Eduardo Tesch e Felipe Backes

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) /

O anúncio das flexibilizações do governo do Estado em relação ao funcionamento de restaurantes durante o final de semana no período da noite foi bem visto pelo setor. A partir de agora, os estabelecimentos podem receber clientes até as 22h, com eles permanecendo dentro dos locais até as 23h, assim como ocorre nos outros dias da semana.

Conforme o presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Agências de Turismo (Ahturr) de Santa Maria, Emerson Nereu, a mobilização do setor resultou nas permissões.

- Depois de semanas negociando junto ao poder público municipal e o governo estadual, conseguimos a flexibilização. Isso vai dar um novo ânimo ao setor. Com a possibilidade de trabalhar sábado e domingo, a gente começa a respirar novamente. Entendemos que o maior movimento ocorre durante o final de semana, justamente no sábado - afirma.

Para a nutricionista Deise Moura, do Santo Garden Grill, a permissão para abertura noturna aos finais de semana é positiva. Com os protocolos já adotados durante a semana, ela considera que o estabelecimento está preparado. O restaurante vai abrir já neste sábado à noite:

Estado vai para a 9ª semana seguida com todas as regiões em bandeira preta

- Já estamos preparados. Estamos com toda a adequação. Temos duas equipes. A gente trabalha de dia e também à noite. A decisão gera uma maior movimentação dos nossos clientes, e precisamos disso. Já não temos como nos manter com o estabelecimento fechado por mais tempo. Não funcionar na noite gera um impacto grande.

A percepção é a mesma no Restaurante Churrasquito, que costumava operar durante a noite aos finais de semana.

- Concordamos com a liberação. Viabiliza um pouco mais para a gente poder trabalhar, principalmente ao fim de semana, que o fluxo é maior. O impacto vai ser positivo, para a gente poder, pelo menos, conseguir pagar os custos fixos, o que hoje não estamos conseguindo fazer - disse o sub-gerente Gelson Luis Redin.

'Vamos seguir o decreto estadual e liberar a educação a partir de segunda', diz Pozzobom

A liberação motivou a alteração do horário de funcionamento de shoppings da cidade. No Royal Plaza, a praça de alimentação vai operar até as 22h durante o final de semana, mesmo que as lojas estejam liberadas para funcionar até as 20h.

O Praça Nova também vai alterar os horários a partir deste final de semana, com a praça de alimentação permanecendo abeta até as 22h. As atividades de lazer, como a ZigZag, estão autorizadas a funcionar das 11h às 20h, com 25% da lotação máxima. O Monet não irá alterar o horário, permanecendo aberto até as 20h.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Famurs questiona a privatização da Corsan em meio à pandemia

Próximo

UFSM recebe quase R$ 6 milhões em aparelhos médicos

Economia